Como Ser Produtivo Trabalhando em Casa

2

Trabalhar a partir de casa é uma tendência crescente na economia do século XXI. A pandemia do COVID-19 veio, no imediato e por um tempo limitado, impor o trabalho a partir de casa para a grande maioria das pessoas e reforçar esta tendência para o futuro.

Trabalhar em casa requer uma organização pessoal diferente de trabalhar no escritório. Para quem está habituado a trabalhar no escritório e passa a trabalhar em casa abruptamente, uma adaptação rápida é importante, para garantir eficiência, produtividade e bem-estar.

1. Ter uma lista diária de objectivos concretizáveis
Ter uma lista de tarefas diárias com os objectivos a cumprir, datas de entrega e horários de trabalho é imprescindível para desenvolver o seu trabalho e manter-se motivados.

2. Manter as rotinas e os horários de trabalho
É importante manter o foco e a disciplina, para isso sublinhamos a importância de se vestir todos os dias como se fosse sair de casa e não ir directo da cama para o computador e definir horários e uma rotina.

3. Adapte uma das divisões seu o escritório
Escolher um local fixo para trabalhar ajuda a manter o foco. É importante manter a secretária organizada e com o máximo de elementos semelhantes aos que tinha no seu local de trabalho.

4. A importância de uma agenda
É igualmente importante ter um caderno, agenda ou um quadro visível onde possa anotar todas as suas tarefas da semana. Para quem preferir usar uma ferramenta online.

5. Bloqueie todas as distrações
É importante que o nosso local de trabalho tenha uma porta que delimite a nossa área laboral. Para anular todos os barulhos externos, os headphones são a solução mais eficiente e permitem uma concentração plena no que estamos a fazer.

6. Tenha atenção ao telemóvel
Sempre que o telefone pessoal não é usado no contexto de trabalho, deverá ser mantido à distância e com as notificações desligadas para que não seja razão para distração.

7. Faça pausas
Faça algumas pausas durante o dia, para além das pausas para as refeições, impondo um tempo de referência para as mesmas.

8. Defina horários de entrada e de saída
Não estenda as suas horas de trabalho por mais tempo do que aquele que normalmente faria no escritório. O trabalho remoto é bom pela sua flexibilidade horária, mas deverá definir horários de entrada e de saída.