O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e parceiros irão promover um desafio online #AfricaVsVirus Challenge de 16 a 19 de Abril 2020. Será uma competição de 72 horas tipo hackathon global – or “ideathon” – para desenvolver soluções para a pandemia do coronavírus. 

O desafio está aberto a empreendedores, empresas, organizações da sociedade civil, governos que apresentem soluções financiáveis para endereçar a pandemia. As melhores apresentações (Pitches) serão elegíveis para apoios de milhares de USD em termos financeiros, técnicos e de apoio em formação por forma a avançarem com a sua implementação. Detalhes da competição, critérios de qualificação e forma de participação encontram-se em www.africavsvirus.com.  

O impacto do COVID-19 na economia global está trazer desemprego, subemprego e pobreza para milhões de pessoas. Este desafio irá promover a creatividade e a inovação em prol de soluções de via real que possam mitigar o impacto do corovirus na saúde pública, na economia, nas PME e nos empregos.

O #AfricaVsVirus Challenge inicia-se Quinta-feira, 16 de April às 6:30 pm CET e decorre sem interrupções até Domingo 19 de April aàs 6:30 pm CET. Participantes podem escolhe submeter as suas ideias em diferentes sectores: saúde pública e epidemiologia, populações vulneráveis, empresas e economia, comunidade, educação, entreternimento, apoios governamentais, ambiente e energia e segurança alimentar. Em alternativa, os participantes podem escolher os seus próprios temas.

Um painel de pertios irá selecionar as 20 melhores soluções submetidas. Os 20 finalistas serão convidados a tomar parte de um programa educacional de 1 mês da Seedstars. As 3 melhores ideais receberão 50.000 USD em prémios. 

Innovation and Entrepreneurship Lab do BAD, trabalhando com o Youth Entrepreneurship & Innovation Multi-Donor Trust Fund vai organizer o ideathon, com a participação da Seedstars, da WAAT e da Luvent Consulting.

Os interessados podem seguir a conversaão global seguindo #AfricaVsVirus nas redes sociais ou o site www.africavsvirus.com.